Uva
Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon
Vinho de tonalidade vermelho rubi intenso. No nariz presenta um bouquet intenso, com notas de frutas vermelhas bem maduras e passas, traços de tabaco, café, chocolate e algumas especiarias, resultado da passagem por barricas. No paladar é um vinho imponente, com taninos marcantes, mas em equilibrio com o álcool e a acidez, boa densidade, sabor frutado, especiado e com final muito persistente.
Uva
Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon
Tipo do vinho
Gran Reserva
Classificação
Seco
Safra
2019
Teor alcoólico
14,1%
Volume
750ml
Temperatura de Serviço
18º a 20ºC
Tempo de Guarda
10 anos
Região
Terroir Serra da Mantiqueira, Latossolo vermelho com fragmentos de rocha e vinhedos em altitude de 900m.
Corte
45% Merlot, 35% Cabernet Franc e 20% Cabernet Sauvignon com Seleção Manual de Cachos.
Visual
Vermelho Rubi Intenso.
Olfativo
Bouquet intenso, com notas de frutas vermelhas bem maduras e passas, traços de tabaco, café, chocolate e algumas especiarias, resultado da passagem por barricas.
Gustativo
Imponente, com taninos marcantes, mas em equilibrio com o álcool e a acidez, boa densidade, sabor frutado, especiado e com final muito persistente.
Harmonização
Lasanhas, Stinco, Prime Rib e Filé Mignon
Prêmios
Prata - Decanter, Grand Gold - Wines of Brazil Awards.
Desengace e esmagamento da uva. Maceração pré-fermentativa a frio. Fermentação com leveduras selecionadas em tanques de aço-inox com controle de temperatura (18º a 20ºC). Cada vinho após sua fermentação estagiou em barricas de carvalho francês novas, de diferentes tostados por um ano, para logo realizar o blend final. O vinho Liberdade trata-se de corte bordalês seguindo o estilo da margem direita de Bordeaux. Foi elaborado com base em 45% Merlot, 35% Cabernet Franc e 20% Cabernet Sauvignon sobre o processo de dupla poda, conhecido como Colheita de Inverno. Envelhecido por um ano em barricas de carvalho francês. O resultado é um vinho muito imponente e elegante. Com um vinho deste porte em mãos, resolvemos fazer uma justa homenagem ao famoso personagem da Inconfidência Mineira, o dentista Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Herói nacional e patrono da Nação Brasileira, conduziu entre 1788 e 1789 as manifestações providas por ideais do iluminismo. Os inconfidentes, como eram conhecidos, geralmente integravam, com exceção de poucos, a elite cultural e social ou então ocupavam postos militares ou exerciam profissões liberais como Tiradentes. O que dava unidade ao grupo eram os ideais de igualdade e fraternidade. Porém foram traídos e parte do grupo foram banidos e expulsos do país. Para Tiradentes a punição foi mais severa, sendo enforcado em 21 de Abril, tendo seu corpo esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal de Ouro Preto - MG. A imagem de Tiradentes começou a ser louvada como um dos heróis da nação ou como um dos que, primeiramente, lutaram até a morte pela Liberdade.